Novas aquisições: “Ser e Tempo”, de Martin Heidegger

Postado em Atualizado em

A Biblioteca EFLCH adquiriu recentemente a obra Ser e Tempo, de Martin Heidegger, um dos mais importantes filósofos do século XX. Neste título considerado fundamental para a História da Filosofia, o pensamento de Heidegger é apresentado em alemão e português, com tradução, organização e notas de Fausto Castilho. Esta é a única versão bilíngue de Ser e Tempo no ocidente e faz parte da coleção “Multilíngues de Filosofia Unicamp”, na qual são publicados textos essenciais para a Filosofia. Esta é a segunda tradução da obra para o português brasileiro e levou 30 anos para ser concluída. A primeira ocorreu pelas mãos de Márcia de Sá Cavalcante e foi dividida em duas partes, ambas publicadas pela editora Vozes.

O exemplar já se encontra disponível para empréstimo:

Heidegger, Martin. Ser e tempo. Tradução, organização, nota prévia, anexos e notas Fausto Castilho. Campinas; São Paulo: Unicamp: Vozes, 2012.
Localização: 193 / H465ser / 2012

 

livro

O livro

Este é o principal trabalho de Martin Heidegger. A obra resultou em uma tendência da filosofia chamada de Existencialismo e influenciou muitos estudiosos, como Jean-Paul Sartre e Hannah Arendt. Heidegger apresenta um novo modo de perguntar qual é a natureza do ser e busca elaborar a questão do sentido de ser. Esta tarefa é possível somente ao Dasein (o ser aí, lançado ao mundo e que se constrói no próprio caminhar). Ser e Tempo não se delimita a uma única questão, é uma obra pluridimensional que abrange toda a história da filosofia.

 

O autor
Martin Heidegger nasceu em 1889, no distrito de Baden, interior da Alemanha, e faleceu em 1976, em Friburgo. Estudou na Universidade de Friburgo com Edmund Husserl, de quem se tornou assistente. Algum tempo depois, tornou-se professor da Universidade de Marburgo e em 1929 publica Sein und Zeit [Ser e Tempo]. Escreveu ainda diversos artigos e livros, dentre estes Novas Indagações sobre Lógica (1912), Kant e o Problema da Metafísica (1929), Caminhos de Floresta (1950) e Heráclito (1970). Heidegger se autodenominada “filósofo do ser” e é considerado uma das figuras centrais do Existencialismo, embora nunca tenha aceitado a classificação de existencialista.

 

O tradutortradutor

Fausto Castilho é professor emérito do departamento de Filosofia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É licenciado em filosofia pela Sorbonne (França) e já deu aulas na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade de Besançon (França). Foi aluno de importantes filósofos como Merleau-Ponty, Eugen Fink e do próprio Martin Heidegger.

 

Leituras relacionadas
– Disponíveis em nosso acervo:

Dubois, Christian. Heidegger: introdução a uma leitura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
Localização: 193 / D815h / 2004

Guignon, Charles B. (ed.). The Cambridge companion to Heidegger. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
Localização: 193 / C178hei / 2. ed. / 2006

Heidegger, Martin. A caminho da linguagem. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
Localização: 401 / H465c / 2. ed. / 2004

Heidegger, Martin. Os conceitos fundamentais da metafísica: mundo, finitude, solidão. Tradução: Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
Localização: 110 / H465c / 2006

Michelazzo, José Carlos. Do um como princípio ao dois como unidade: Heidegger e a recontrução ontológica do real. São Paulo: Annablume, 1999.
Localização: 193.8 / M623d / 1999

Inwood, Michael. Heidegger. São Paulo: Loyola, 2004.
Localização: 109.2 / M586he / 2004

Heidegger, Martin. A origem da obra de arte. Tradução de Maria da Conceição Costa. Lisboa: Edições 70, 2010.

Localização: 193 / H465o / 2010

 

Post: Gabriel Alves de Ornelas Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s